Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Cafe bahia 160x160
.

FALE DIREITO: CANTOR WANDO E SUAS DELICIAS

por Clayton para O Povo

Partiu esta semana o cantor Wando. Até tinha um estilo de cantar interessante e imensamente performático. Sua boca falava sem palavras. Ah sua boca! Mas acima de tudo ele era um comunicador de idéias. Ele fazia com que uma metáfora valesse mais do que explicações.

As metáforas de Wando eram obscenas. É como se ele nos dissese o tempo todo que a vida tem uma coisa maravilhosa chamada alegria, embora ela seja sempre um grande desafio. Lembro-me, neste momento, que algum escritor dissera que a alegria somente ocorre em raros momentos de distração. Wando me fazia distrair.

Segundo Rubens Alves toda nossa tradição ocidental é baseada no sofrimento “Deus se deleita de ver o sofrimento e é por isso que pessoas religiosas quando vão fazer promessas o que é que elas prometem a Deus? Sofrimento. Ninguém oferece coisa boa para Deus. Oferecem o que? Subir 400 degraus de joelho. A idéia é que Deus é sádico, que fica feliz quando a gente sofre”.

Mas continua o imortal da Academia Campinense que Deus quando nos criou, nos colocou num jardim de DELICIAS. Acho que Wando nos lembra isso – o caminho(jardim) da felicidade, mesmo que fosse obscena. E por que a felicidade obscena é ou seria ruim? Mais um mito, aliás um graveto ou espinho que se coloca neste caminho da busca da felicidade.

Wando partiu muito cedo, aos 66 anos. Fico imaginando ele velhinho fazendo boquinha sensual nos shows, seria o máximo. Revelaria a grande massa de idosos que o prazer, as delicias, devem ser cultivadas em qualquer idade. Um modelo a ser quebrado a medida que a velhice para nós já é uma antecipação do purgatório.

Ficou o legado, mas ficamos sem Wando. As mulheres apaixonadas não verão mais sua boquinha. A musica romântica, por alguns considerada brega, não será mais a mesma. Alias, já notou que tudo que é bom, que nos toca de verdade como gente, tem que ser desmerecido, desqualificado e intitulado brega?

Brega são os insossos, que não se permitem sentir as delicias da vida e ainda de quebra querem não permitir que nós outros sintamos. O céu para onde Wando irá, com certeza, é o de DELICIAS.

Ricardo Sampaio é advogado com Mestrado em Direito pela Unicap e Professor do Curso de Direito da Uneb-Jacobina

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

© Notícia Livre

Todas as matérias poderão ser reproduzidas desde que citada a fonte

Plano a - Agência Web